Insuficiência Renal Aguda
Em alguns pacientes com doenças graves, os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algum tempo. Em muitas ocasiões o paciente necessita de ser mantido com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.
Insuficiência Renal Crônica
Insuficiência renal crônica é a perda lenta e progressiva das funções renais. Por ser lenta e progressiva, mantêm por muito tempo o paciente sem sintomas claros da doença, pois trata-se de um processo totalmente indolor. Até que tenha perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas. A partir daí podem aparecer sintomas e sinais que nem sempre incomodam muito o paciente. Assim, anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aspecto da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc.). Deste ponto até que os rins estejam funcionando somente 10-12% da função normal, pode-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta. Quando a função do rim se reduz abaixo destes valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise ou transplante renal.
Sinais e Sintomas de Disfunção Renal
Muitos são os sinais e sintomas que aparecem quando a pessoa começa a ter problemas renais. Alguns são mais freqüentes, embora eles não sejam necessariamente conseqüência de problemas renais:
Alteração na cor da urina (fica parecida com coca-cola ou sanguinolenta)
Dor ou ardor quando estiver urinando
Passar a urinar toda hora
Levantar mais de uma vez à noite para urinar
Inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos
Dor lombar
Pressão sangüínea elevada
Anemia (palidez anormal)
Fraqueza e desânimo constante
Náuseas e vômitos freqüentes pela manhã.
Caso qualquer destes sinais ou sintomas apareça, procure imediatamente um médico de sua confiança. |