Nefrologia - Especialidade

Trata-se da especialidade que reúne profissionais nos cuidados dos problemas dos rins. Os problemas das vias urinárias, de natureza cirúrgica, são tratados pelo urologista.

Os rins são responsáveis pelo equilíbrio sadio da química interna de nossos corpos. Embora sejam pequenos (cada rim tem o tamanho aproximado de 10 centímetros e 150 gramas), nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.

Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:

Eliminação de toxinas
De maneira muito parecida ao trabalho dos filtros, os rins trabalham para conservar o corpo livre de toxinas. O sangue entra nos rins através da artéria renal. Uma vez que o sangue chega aos rins, as toxinas são eliminadas na urina. O sangue livre de toxinas retorna ao coração pela veia renal.

Produção de glóbulos vermelhos e formação de ossos
A formação de ossos sadios e a produção dos glóbulos vermelhos no sangue necessitam da função normal de nossos rins.
Em primeiro lugar afetam a formação dos ossos porque regularizam as concentrações de cálcio e de fósforo no sangue e produzem uma forma ativa da Vitamina D.
Em segundo lugar os rins liberam o hormônio chamado de eritropoetina que ajuda na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue e da medula óssea. A falta deste hormônio pode causar anemia.

Regulação de pressão sangüínea
A pressão alta sangüínea (hipertensão) pode ser a causa ou também o resultado da enfermidade renal. O controle da pressão arterial sangüínea também é uma função dos rins. Estes órgãos controlam as concentrações de sódio e a quantidade de líquido no corpo. Quando os rins falham e não cumprem com estas funções vitais. A pressão sangüínea pode elevar-se e pode ocasionar inchaço (edema). Os rins também secretam uma substância que se chama renina. A renina estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sangüínea. Quando os rins não funcionam bem se produz renina em excesso e isto pode resultar em hipertensão. A hipertensão prolongada danifica os vasos sangüíneos, causando assim falha renal.

Controle do equilíbrio químico e dos líquidos do corpo
Quando os rins não funcionam apropriadamente, as toxinas se acumulam no sangue. Isto resulta em uma condição muito séria conhecida como uremia.
Os sintomas da uremia incluem: náuseas, debilidade, fadiga, desorientação, falta de ar e inchaço.
As principais substâncias usadas para avaliar a deficiência dos rins são a uréia e creatinina. As doenças renais freqüentemente produzem aumento sanguíneo de uréia e creatinina.
A Insuficiência renal é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica.


 

 

 

Horário de Funcionamento
08:00 - 18:00hs
Rua Comandante Romão Gomes, 33
Marília - SP
Fone: (14) 3454-5010